8 formas de ganhar dinheiro sendo programador

Autor(a):

Vivemos em um mundo capitalista. Independente as crenças e ideologias de cada um, todo mundo tem que jogar conforme o jogo para ganhar um pouco de dinheiro. Então vou listar aqui 8 formas de ganhar dinheiro trabalhando com programação.

Mas antes de abordar como um programador pode ganhar dinheiro, veremos 2 formas lícitas que qualquer pessoa pode adotar para ganhar dinheiro:

1 – Vendendo suas horas de trabalho

Arrumar um emprego é a forma mais comum quando as pessoas pensam em obter uma renda. Problema é que você fica preso boa parte do seu dia a uma empresa.

Você pode trabalhar remotamente, mas ainda assim vai estar vendendo suas horas, mas lembre-se que seu tempo é limitado. Por ser limitado o tempo é nosso recurso mais precioso.

2 – Vendendo um produto/serviço

É a melhor forma se você quiser ganhar muito dinheiro, ainda mais se conseguir criar algo que possa ser vendido em escala sem que isso aumente o seu trabalho.

Agora que sabemos como são as 2 formas lícitas onde qualquer pessoa pode ganhar dinheiro veremos as 8 formas que um programador pode ganhar dinheiro.

1 – Arrumando um emprego

Primeira forma mais óbvia de se ganhar uma grana é arrumar um emprego. Para isso você tem que estar preparado para conquistar aquela vaga dos seu sonhos. Faça cursos, leia livros e pratique bastante enchendo o seu GitHub, comece a se candidatar para vagas assim que se sentir seguro para isso. 

Ter um emprego é uma forma segura de obter uma renda fixa, mas lógico, você pode ser mandado embora, portanto é bom sempre fazer um pé-de-meia.

2 – Ser funcionário público

Muita gente atualmente tem preconceito com o funcionalismo público, mas entenda que esse é um emprego como outro qualquer, nem todo funcionário público tem vida de deputado. É um emprego com horário, chefe e metas como qualquer outro, com a vantagem que por enquanto se você se tornar estável não precisa se preocupar com o desemprego. A não ser que você faça uma besteira muito grande, dificilmente será mandado embora.

Em grandes centros talvez bons programadores ganham salários maiores em empresas do que com funcionário público, mas em muito lugares no Brasil ser funcionário público é garantir um salário bem acima da média para cidade ou estado.

3 – Freelancer

Você terá flexibilidade de horários e poderá trabalhar de onde quiser, tudo que você vai precisar é estar conectado a internet. Outra vantagem é poder passar mais tempo com quem você ama no sossego do seu lar. 

4 – Desenvolva sites sobre demanda

Ofereça o serviço de desenvolvimento e hospedagem de sites para seus clientes. Negociar custos mensais para o manter o site pode ser uma abordagem muito boa e que garante uma renda mensal. Cobrando de forma justa, você não precisará de muitos clientes para ter uma renda interessante. Com o tempo poderá ter sua própria agência web.

5 – Criar temas para o WordPress

Depois de um tempo criando sites, você pode se tornar um especialista em desenvolvimento com WordPress e saiba que bons temas do wordpress podem ser vendidos em dólar e se tornarem um negócio muito lucrativo. O mesmo ocorre com plugins.

6 – Crie seus próprios aplicativos

Pode ser um aplicativo gratuito que ofereça uma versão premium ou que ganhe com anúncios, dessa forma você pode obter uma fonte de renda passiva. Depois de feito e colocado na loja, seu trabalho vai ser basicamente divulgar seu app e manutenções casuais.

7 – Crie aplicativos sob demanda

Caso os seus aplicativos gratuitos se tornem conhecidos, isso pode trazer até você clientes que queiram que você desenvolva seus aplicativos. 

8 – Desenvolver sistemas para empresas

Você pode desenvolver sistemas de gerenciamento empresarial com controle de estoque, financeiro, vendas, emissão de notas, etc. Dessa forma você desenvolve uma vez e pode adaptar para vender para outros clientes. Esse tipo de sistema é um mercado bem concorrido, mas sempre estão surgindo novas empresas e assim você pode estar sempre expandindo. Por ser complexo o desenvolvimento de softwares de gestão empresarial os custos de licença são altos então é um mercado bastante lucrativo.

Eu poderia falar mais uma monte de formas de ganhar dinheiro com programação, mas vou parar por aqui pois acho que já abri um leque na sua mente para que você possa pensar em qual dessas áreas vai querer atuar.

Independente do caminho que escolher, saiba que todos vão exigir muita dedicação aos estudos e para obter sucesso vai ter que dar o seu melhor. Então boa sorte com suas escolha, espero que nunca falte dinheiro para você e se ficar rico com alguma dessas dicas não esqueça do amigo aqui!

Mais vídeos em: https://www.youtube.com/c/CodDevTV