Como aprender a programar sozinho?

Autor(a):

Para começar aprender programação agora mesmo, confira o Bootcampo Programador Full Stack da Cataline. Não importa seu nível de conhecimento. Você sairá sendo capaz de criar aplicações robustas, de ponta a ponta, sem depender de outros desenvolvedores.


Saiba que se você optar por não cursar uma faculdade é possível sim aprender a programar do zero, mas você vai precisar de muita dedicação e vontade de aprender.

Por definição autodidata é aquele capaz de aprender sem a presença de um mestre ou mentor. Mas perceba que você pode ter auxílios de vários mestres ou mentores sem precisar estar cursando uma universidade.

A partir do momento que você abre o YouTube para ver conteúdos técnicos sobre programação você está recebendo essa informação de alguém que dedicou tempo para preparar aquele vídeo.

Se tira uma dúvida em um fórum, você está recebendo auxílio de alguém que dedica um tempo para responder sua dúvida.

Se consegue um emprego ou estágio vai aprender muito com programadores mais experientes.

Ou seja, mesmo fora do ambiente acadêmico, você pode ser mentorado por alguém e isso é muito bom. Atualmente é possível aprender uma infinidade de coisas vendo vídeos e tutoriais na internet feito por pessoas que entregam conteúdos gratuitamente.

Por tanto, você pode optar pelo caminho de aprender programar do zero sem nunca cursar uma universidade. O melhor de tudo é que você não estará sozinho. 

Mesmo os que cursam uma graduação, vão precisar aprender a estudar sozinho, pois a universidade não consegue acompanhar o ritmo intenso das inovações que são adotadas no mercado de trabalho.

No final das contas, todo mundo se beneficia da troca frenética de informações que podemos encontrar no YouTube, blogs, fóruns, grupos do facebook, etc.

Algo muito importante atualmente são as documentações, lembro que quando comecei aprender programar em Delphi 7 tinha que carregar um livro enorme que ostentava o título de Dominando o Delphi 7 “A Bíblia”. Internet era algo complicado pra mim em 2004, ou usava na faculdade ou na lan house onde eu tentava estudar ouvindo gritos dos gamers.

Atualmente, todo framework que se preze tem uma documentação sobre todas as coisas que você precisa saber para utilizar determinada tecnologias. Óbvio que isso tudo está muitas vezes em Inglês e você precisa ter pelo menos uma habilidade leitura básica nesse idioma onde possa encontrar o que precisa, o inglês deve ser sempre aprimorado.

Mas não desista se o seu inglês é péssimo, o meu é bem ruim até hoje, o grande segredo é exercitar diariamente, em épocas que estou lendo em inglês diariamente, sinto que consigo fluir melhor a leitura, se paro um tempo, ao retomar volto a sentir dificuldade em lembrar significado de palavras simples e me perco com facilidade. No começo foi muito complicado, atualmente me viro muito bem com as documentações.

Complemento o que já sei com cursos online e livros, mesmo que eu ache que tenho um conhecimento completo sobre algo, um curso online ou um livro pode me dar outra visão sobre o assunto e complementar o que já sei.

Quanto ao mercado de trabalho, saiba que as empresas estão muito mais preocupadas com o que você consegue fazer sendo um programador do que com o seu diploma, então se você se demonstrar apto a vaga que venha a concorrer como programador, não tem empecilhos para que você seja contratado. 

Comece fazendo pequenos freelances, não projete ganhar muito dinheiro logo de início, o aprendizado quando você trabalha em projetos reais é o que você pode receber de mais precioso nesse primeiros projetos.

Monte um portfólio com esses projetos e quando você for chamado para uma entrevista já terá algo para mostrar. Utilize o GitHub para armazenar alguns projetos, os recrutadores podem gostar de ver o que você anda escrevendo.

Nos seus estudos, você pode partir direto para aprender uma linguagem como C# ou Java por exemplo, e começar logo de cara a ter que entender a lógica de programação e orientação a objeto. Não é um caminho fácil, mas se você for persistente e dedicado certamente conseguirá um emprego como programador futuramente.

Mas se quer saber o caminho que eu indico para os que estão começando, acho que realmente você deveria iniciar pelo frontend, para entender como funciona a web. Comece pelo HTML, entenda bem o que você pode fazer com ele, aprenda estilizar páginas com CSS e quando estiver pronto para o próximo passo: comece a estudar JavaScript.

Sendo o HTML uma linguagem de marcação e o CSS uma linguagem de folhas de estilo. O JavaScript será sua primeira linguagem de programação, o mais legal é que para estudar isso, você não precisa instalar nada na sua máquina, um simples editor de texto como Bloco de Notas e um navegador como o Google Chrome é tudo que precisa. 

Posteriormente, pode migrar para o NodeJS e começar construir seus primeiros backends, sem abandonar o JavaScript, ou optar por outra linguagem de backend como PHP, Java, C#, etc.

Para saber mais sobre linguagens de programação, assiste toda essa série que vai aparecer no card ai agora, tem um vídeo onde falo da escolha de uma linguagens de programação para quem está começando.


Para começar aprender programação agora mesmo, confira o Bootcampo Programador Full Stack da Cataline. Não importa seu nível de conhecimento. Você sairá sendo capaz de criar aplicações robustas, de ponta a ponta, sem depender de outros desenvolvedores.


Óbvio que se você tiver a oportunidade de cursar uma graduação, faça! Já falei disso num vídeo anterior que você também encontra na série de vídeos no card! A graduação vai te dar uma visão ampla do trabalho com tecnologia e uma base teórica muito forte.

Se você ainda tem dúvidas sobre a dificuldade de aprender programação, e acha que não consegue estudar sozinho, tem um vídeo dessa série no card onde dou dicas de como estudar programação.

Agora, se você tem mais de 30 anos e está pensando em mudar de área, o mais importante de tudo é não desistir e ter foco. Saber que no começo é complicado, mas lá na frente você vai ter a oportunidade de melhorar de vida com a programação. Então dedique-se tudo depende de você! Sucesso!

Mais vídeos em: https://www.youtube.com/c/CodDevTV