Não decore código – Mentalidade do Programador

Esse erro é certamente o maior fator de frustração entre os que estão iniciando seus estudos na programação. É simples, não decore código! Linguagens de programação não é tabuada.

Eu mesmo fico surpreso com a quantidade de comandos básicos de linguagens que tenho que buscar no Google para escrever trechos de código corretamente, e olha que tenho 11 anos de atuação profissional.

Isso porque, logo percebi que além do fato de ser humanamente impossível lembrar de tudo (tudo para mim nessa época era o Delphi 7), é totalmente irrelevante sintaxe de linguagens em relação ao meu potencial de resolver problemas utilizando programação.

É mais importante você exercitar seu raciocínio lógico pensando em uma solução, antes mesmo de tocar no teclado, do que já sair brotando código fonte sem ao menos ter entendido realmente o que precisa fazer.

Sempre que estiver diante a um problema, pare e raciocine logicamente, como o programa deveria responder aquilo. Por exemplo: você deve criar um sistema que sorteie uma rifa. Se você já puxou da memória o funcionamento do Math.random() do JavaScript, parabéns, começou errado!

  • Primeiramente você deve montar uma lista ordenada com os nomes permitindo que o usuário informe cada um.
  • Tendo essa lista, você sorteia um número aleatório de 0 até o final da lista.
  • Finalmente apresenta o nome sorteado.

Sim, um número aleatório é conseguido com o Math.random(), mas isso você acharia facilmente na sua busca ao Google, mas qual a utilidade dele se você não tem uma estrutura de dados que possa receber os nomes concorrentes antes do sorteio da rifa? Dessa forma você consegue quebrar os problemas em parte e resolver cada uma dessas partes individualmente.

Grupo do Telegram: https://t.me/joinchat/Jh6VFFENi46eCEvW-wUAPQ

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.