Comece pelo início – Mentalidade do Programador

Sempre tive essa impressão, mas somente consegui confirmar quando comecei a produzir conteúdo e conversar com programadores iniciantes. Ninguém quer aprender a voar pilotando um monomotor, todo mundo quer ir direto para o Boeing e alçar voos intercontinentais. Você não vai criar um app descente nos primeiros meses de estudo! Esqueça!

Programação deve ser incremental, começar do básico e apenas ir para o próximo passo quando tiver 100% de certeza que entendeu o básico. Aqui cabe todo aquele papo clichê de afiar o machado que você já deve ter ouvido por aí, mas vou tentar me manter mais longe possível dos clichês e dizer logo o que você deve ouvir.

Aprenda HTML, CSS e JavaScript!

Sim, independente de qual linguagem de programação você deseja se aprofundar, essas três tecnologias são os pilares da web atualmente. Mesmo que você se torne futuramente o Jedi do Java, PHP, Python ou seja lá qual for a linguagem que você resolva ser especialista, comece criando sites, jogos e pequenas aplicações com HTML, CSS e JavaScript.

Escrever código para esse ambiente, páginas web, é muito mais simples que escrever códigos no C e compilar manualmente. Os resultados de criar páginas web é mais interessante visualmente do que um terminal de tela preta.

É possível aprender a programar em 1 dia?

Em um dia você pode aprender a programar um “hello world”. Por menor que isso pareça, é programação de alguma forma. Então volte no dia seguinte e aprenda a ler entrada do teclado, então crie um “Olá José”. Incremente isso no dia seguinte, e no próximo, e por todos dias durante um mês. Continue criando seus protótipos nos próximos meses. Imagine o que será possível fazer depois de um ano?

Em um ou dois meses você já pode criar sites estáticos para parentes e amigos e receber por isso. Espero que você goste de dinheiro? Pois se quer aprender a programar apenas por hobbie, sugiro que você aprenda jogar tênis, marcenaria, andar de bicicleta, etc.

Já estou entrando em outras questões aqui, mas o objetivo é focar no básico e incrementar seus conhecimentos sempre com objetivo de criar coisas que resolvam problemas, falaremos mais em resolver problemas à frente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.