Qual graduação de informática escolher?

Existem muitas graduações na área de informática atualmente, bacharelado, tecnólogo e até licenciaturas. Mas qual escolher, depende muito do seu interesse, o que deseja fazer com este conhecimento e quanto tempo (anos) tem para se dedicar a isso.

Para facilitar na tua escolha vou listar os cursos e qual o objetivo de cada um, área de atuação e tempo de duração mínimo do curso(se você não pegar nenhuma DP).

Antes disso vou explicar a diferença de bacharelado, licenciatura e tecnológico. O bacharelado é o título dado a quem conclui uma graduação que não seja licenciatura ou tecnólogo, como os cursos de direito, medicina, ciências da computação, engenharias, etc. A licenciatura é a formação de professores, como nos cursos de matemática, letras, pedagogia, computação, etc. Finalmente o tecnológico são cursos de graduação com duração menores de 2 a 3 anos focado em áreas especificas como no caso da informática os cursos de redes de computadores, análise e desenvolvimento de sistemas, jogos digitais, etc.

Sistemas de Informação (ou Análise de Sistemas)

Esse cursos é um Bacharelado e tem o foco na formação do Analista de Sistemas, profissional que com suas habilidades pode projetar e construir uma solução em software para um cenário empresarial.

Além de aprender analisar possíveis senários de desenvolvimento de software com as disciplinas de engenharia de software tem na grade, linguagens de programação, banco de dados, redes de computadores, além de administração, calculo, estatística, entre outras disciplinas.

Por ser um bacharelado, não confunda com o Tecnologia em Análise e Desenvolvimento (tecnológico), tem a duração de 4 anos e geralmente é noturno.

Ciências da Computação

Tem um foco mais voltado para pesquisa acadêmica, pensando em formar um cientista que com seus conhecimento possa prover o desenvolvimento de maneiras mais eficientes para solução de problemas computacionais. Porem nada impede que este profissional atue no mercado como programador, analista de redes, etc.

Tem disciplinas voltadas para programação, engenharia de software, calculo, redes de computadores, computação gráfica, inteligencia artificial, etc.

Também é um bacharelado e tem duração de 4 anos. Normalmente é matutino ou integral.

Engenharia da Computação

O engenheiro da computação tem pleno conhecimento para criação de dispositivos tecnológicos. Neste caso a visão sobre o hardware é mais aprofundada do que as graduações anteriores, permitindo a construção de máquinas computacionais para funções específicas.

A grade é muito parecida com a da ciências da computação mas tem um foco maior em hardware e calculo por se tratar de um engenharia.

É um bacharelado com duração é de 5 anos como nas outras engenharias (civil, ambiental, etc) e assim como as outras engenharias é um curso normalmente integral.

Engenharia de Software

Busca formar o profissional do desenvolvimento de software, focado na solução de problemas e processamento da informação. Considero que para quem quer atuar especificamente no desenvolvimento de software tanto para web quanto para desktop e mobile esse é o curso com a grade mais focada nisso.

É um bacharelado com duração de 4 anos e mornamente integral.

Tecnológicos

As graduações em tecnologia tem um foco voltado para atuação em uma área específica do mercado de trabalho. Desta forma a grade é mais enxuta e a duração do curso tem de 2 a 3 anos e normalmente é noturno ou EAD.

Algumas graduações em tecnologia na área de informática são:

  • Redes de Computadores
  • Análise e desenvolvimento de sistemas
  • Sistemas para Internet
  • Jogos Digitais
  • Segurança da Informação

Muito obrigado e até a próxima!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.