Por que aprender JavaScript?

Caso não entenda algum termo, consulte nosso glossário.

Primeiramente, tenho que explicar que o JavaScript foi por muito tempo apenas uma linguagem de script para páginas Web. Isso quer dizer que está linguagem era apenas utilizada para manipular alguns elementos da página web deixando uma página de um site um pouco mais dinâmica.

OBS: Não confunda JavaScript com Java, são duas tecnologias diferentes e sem muita coisa em comum a não ser o nome.

Senta que lá vem história…

Nos primórdios, cada browser interpretava o JavaScript da sua forma, o que causava um caos na vida de qualquer programador de 15 anos atrás. Dai surgiram algumas ferramentas para dirimir este conflito, a mais conhecida certamente é o JQuery, que se mantem firme até hoje.

Mas acho que foi em 2009 que a trajetória do JavaScript mudou drasticamente. Primeiramente pelo surgimento e posteriormente a popularização de frameworks como o AngularJS, atualmente apenas Angular e está na 6ª versão. Angular e outros frameworks, facilitaram imensamente o desenvolvimento de páginas web, uma vez que o desenvolvedor não tem mais que manipular manualmente a estrutura das páginas (DOM), isso possibilitou a popularização dos chamados aplicativo de página única (SPA – Single Page Application). SPA são sites que não precisam de linguagem servidor, como PHP e Java, para renderizar suas páginas, e fazem a comunicação dos dados através de APIs.

O Segundo fator de mudança da trajetória do JavaScript, é seguramente o NodeJS. Foi à partir da V8, que é engine de interpretação de JavaScript do Google Chrome, que Ryan Dahl criou o NodeJS. Isso possibilitou rodar código JavaScript no Desktop, dai essa linguagem que era apenas para páginas web, pulou de vez para o Windows, Linux e MacOS. A comunidade que desenvolve em NodeJS é incrivelmente ativa e acelerada, existem infinitas ferramentas, frameworks e software funcionando com Node.

Apenas para citar alguns frameworks NodeJS:

  • Express
  • Sails.js
  • Adonis
  • MEAN.js
  • MEAN.io
  • Meteor
  • LoopBack
  • etc.

E esses são apenas alguns, acesse nodeframework.com para ver uma lista completa e ainda com as estatísticas do github para cada framework.

E pra mobile? 

Quando já parecia que tava bom, melhorou! Você pode utilizar JavaScript para criar Apps! Em 2006 surgiu o Apache Cordova que é um framework que possibilita a criação de aplicativos para celulares com HTML, CSS e JavaScript. E ainda, é multiplataforma, o mesmo app criado para rodar no Android, roda no IOS e no Windows Phone.

Apoiado ainda pelo incrível framework Ionic, que te da uma arquitetura baseada em Angular e um conjunto completo de componentes, rapidamente você desenvolve um App profissional.

E o para desktop?

Esse caras do JavaScritp pensam em tudo. Não é que existem frameworks que possibilitam você desenvolver um aplicativo para Windows, Linux e MacOS. Um desses frameworks é o Electron. Nele você desenvolve aplicativos desktop nativos com HTML, CSS e JavaScript. Não vou nem entrar muito em detalhes, acessa aqui a lista de aplicativos feitos com Electrom e provavelmente você já está utilizando algum no seu computador e nem sabia.

ECMAScript

O JavaScript é padronizado pela ECMA International. O ECMAScript, é nome verdadeiro do JavaScript a mais de 20 anos, mas pode chamar de JavaScript mesmo que é o nome que se popularizou. Atualmente a especificação mais utilizada em novos projetos é o ECMAScript 6, esta verão foi importante por introduzir a linguagem conceitos de orientação a objetos, programação funcional, entre outras…

Estatísticas

Desde 2014, o GitHub aponta JavaScript como a linguagem mais utilizada em sua plataforma:

Capturar
Principais linguagens no GitHub

 

Também nos pesquisas com os usuários do Stack Overflow JavaScript esta no topo da lista:

Capturar2
Survey do Stack Overflow

Por onde começo aprender?

Você deve ter percebido a minha empolgação com o JavaScript, afinal de contas é um canivete suíço que vem ganhando cada vez mais espaço e atenção da comunidade. Existem muitas vagas de trabalho para NodeJS, e a remuneração é muito boa, confira aqui.

Mas por onde começar aprender? Bom para manter a tradição, segue a indicação de livros e cursos.

Livros

Esse é mais um da série “Use a Cabeça!“, o método desta coleção é incrível, você aprende brincando. Altamente recomendado, não só para JavaScript, mas qualquer um livro da série. Clique na imagem da capa e compre agora mesmo!

Se tem no Brasil um ótimo professor é o Fábio Almeida. Fiz alguns cursos online com ele, e realmente o cara é fera! Esse livro está muito bom, e vai entregar o que você precisa saber para iniciar sua jornada como desenvolvedor JavaScript.

Avançando um pouco nos estudos, segue um livro de node excelente, também lançado pela Casa do Código.

Um comentário em “Por que aprender JavaScript?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.